sábado, 27 de junho de 2009

Momento musical - Michael Jackson

Aqui está um brilhante momento da mísica pop: o vídeo clipe "Beat it". Creio que seja um dos melhores de todos os tempos, pois apresenta uma qualidade produtiva muito interessante, além da música ser bem legal! Assistam.

Michael Jackson - Beat it

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A morte de um mito

Hoje perdemos um ícone da música pop internacional: Michael Jackson. Talvez, o maior de todos os tempos, visto a repercussão que seu sucesso causou. Multidões acompanharam seus passos, tanto nas glórias, quanto nos infortúnios.

Quero lembrar dos tempos em que, ao vê-lo dançar e cantar, dava vontade de fazer igual, tamanho era o seu talento, seu carisma. Músicas dançantes, melodiosas, associado a um processo de dança ao qual vi poucos fazerem, apenas copiavam. Marcou época para sempre. Seus vídeos clipes eram magníficos, comerciais, viciantes; para não gostar dele tinha que ser quase desprovido de sensibilidade ao bom som e ao bom rítmo. Êta rapaz competente!

Andou cometendo alguns deslizes, principalmente quanto a si próprio, quase manchando seu talento universal. Mas mesmo assim, escreveu para sempre seu nome no rol das grandes celebridades musicais. Daqui a 50 anos, seus netos perguntarão: Quem foi esse Michael Jackson?

Nada mais recompensador do que registrar para sempre o seu nome na história.

Lamentamos sua partida.

Opinião sobre o fim da obrigatoriedade do diploma na prática jornalística no Brasil

Nesta última semana, em decorrência da eliminação da obrigatoriedade do diploma em jornalismo nas atividades profissionais no Brasil, tenho encontrado alunos de jornalismo revoltados com a decisão do Supremo Tribunal Federal.

É natural esta revolta, pois está sendo eliminado uma certa segurança praticada (ao menos jurídica) dentro da atividade jornalística, pois, com o diploma, assegurava-se um espaço mercadológico próprio para os envolvidos na profissão. Afinal de contas, não é nada agradável saber que um dos portos de segurança da profissão se foi, sobretudo quando confrontadas com as expectativas de jovens estudantes, normalmente lotados de sonhos em relação aos seus futuros.

Além disso, fica a sensação de que o produto jornalístico ficará carente de qualidade, visto que os cursos universitários proporcionam grau de competência às ações, padronizando - sobretudo, eticamente - os limites da profissão. 

O argumento apresentado pela Tribunal para barrar o diploma, era o fechamento da comunicação jornalística em consequência da obrigatoriedade, o que levava a um encapsulamento da informação em vozes formadas através dos cursos superiores. E este processo de obrigatoriedade, fora resultado de uma ação política do regime militar brasileiro nos anos 60 com o intuito de controlar o que era dito pela imprensa.

Fica a pergunta pelo estudante: E agora? Devo continuar a fazer jornalismo? Não é inútil persistir numa profissão desregulamentada? Será que vou estudar para competir com qualquer um, que não tenha se especializado?

Para responder, devemos observar outras profissões que já foram, ou nunca foram, regulamentadas. Como exemplo, temos a profissão publicitária, que já ocupa no mercado um espaço significativo nas expectativas dos jovens aprendizes de uma profissão. A publicidade espera dos seus seguidores, técnica, entusiasmo, dinamismo e ética. Tendo esta expectativa, o estudante torna-se um passível representante do sucesso profissional, mesmo não tendo regulamentação e competindo com pessoas de várias áreas.

Creio que o espaço do jornalista trilhará o mesmo caminho da publicidade, onde a competência descrita e aprendida em cursos específicos, não serão apenas uma segurança, mas sobretudo um portal essencial para que o sucesso pretendido seja mais rapidamente alcançado, pois o estudo ainda é um dos melhores caminhos para chegarmos onde queremos, mesmo sem a segurança que outrora era apresentada.

Persistência, ética, estudo e dignidade. 

Sucesso para todos

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Planilha de Excel com exemplo de banco de dados e tabulação

Aqui está um documento em Excel mostrando um exemplo de tabulação dos dados. Esta planilha está incompleta, servindo apenas para exemplo para os alunos visualizarem a composição de uma tabulação de pesquisa no Excel.

Modelo de Planilha do Excel   

Modelo de relatório para o trabalho de Fundamentos da Opinião Pública

Aqui está um modelo para ser aplicado na construção do relatório do trabalho de P2 de Fundamentos da Opinião Pública. 

Modelo de relatório

Texto para 2ª Chamada de Fundamentos da Opinião Pública

Aqui está o texto para ser lido para a prova de 2ª Chamada de Fundamentos da Opinião Pública. Este texto resume bem as etapas para a realização de uma pesquisa de opinião pública.

Como se faz pesquisa de opinião pública

sábado, 13 de junho de 2009

Momento musical - Rush - "Tom Sawyer"

Curtam esse maravilhoso momento do rock. A música foi gravada em 1981, a estética é antiga, mas a música continua atualíssima.

Rush- Tom Sawyer

Nova campanha publicitária da Coca-Cola

Abaixo podemos ver a nova e criativa campanha da Coca-Cola. Vejam como é possível fazer campanhas publicitárias com eficiência e força comercial.

Coca-Cola lança nova campanha publicitária e reforça marca Del Valle

sábado, 6 de junho de 2009

Perfil geral do torcedor carioca

Pesquisa realizada com os torcedores cariocas demonstrou vários aspectos relacionados aos aspectos essenciais, como sexo e classe social, entre outras. Na reportagem abaixo podemos verificar os dados apresentados de forma criativa e ilustrada.

Perfil dos torcedores do Rio 

Torcedor de futebol no Rio é um consumidor fiel

Em pesquisa realizada no ano passado pelo IBOPE, ficou constatado que os torcedores de futebol são bastante fiéis quanto aos seu clubes de coração. Isso se comparado à fidelidade das pessoas em relação às marcas de determinados produtos. Imaginem se os clubes fossem mais organizados! Certamente os lucros seriam bastante significativos. Abaixo reportagem sobre a pesquisa.

Pesquisa mostra que torcedor é o consumidor mais fiel e desfaz mitos sobre grandes do Rio