domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cai a diferença entre Serra e Dilma na corrida presidencial

Em pesquisa eleitoral publicada hoje no jornal Folha de São Paulo em relação às eleições presidenciais de outubro deste ano, a candidata do PT Dilma Rousseff diminuiu a diferença em relação ao candidato da oposição e Governador de São Paulo, José Serra. A diferença está em quatro pontos percentuais, sendo a margem de erro de dois pontos. Tudo indicava que este crescimento da candidata Dilma já era esperado, principalmente pela exposição que ela tem tido junto com o Presidente Lula, que têm, em dados da mesma pesquisa, popularidade positiva de 73%. Provavelmente até junho, teremos uma consolidação dos dois candidatos na disputa. Após esta data, conseguiremos dar uma posição mais definitiva sobre o possível vencedor das eleições presidenciais. Reportagem abaixo mostra os resultados desta pesquisa.

Diferença entre Dilma e Serra cai para quatro pontos percentuais, diz Datafolha

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Campanha anti-fumo na França cria polêmica

Nesta semana, na França, foi lançada uma campanha anti-fumo (tabaco) volta para o público jovem, mostrando dois jovens com cigarros na boca simulado sexo oral forçado. A campanha trouxe forte discussão sobre a sua eficácia, pois associaria uma certa banalização do sexo. De qualquer forma, observem a foto na reportagem abaixo e tirem as suas conclusões sobre o potencial de influência do anúncio no público-alvo da campanha. É, no mínimo, polêmica.

Campanha contra fumo que associa cigarro a sexo oral forçado gera polêmica na França

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Facebook ultrapassa o Yahoo nos EUA

As redes sociais são, sem dúvidas, o grande negócio do momento no mundo virtual. O número de pessoas que usam essas redes vem crescendo significativamente nos últimos 5 anos. A rede que mais cresce (inclusive no Brasil) é a Facebook. No Brasil, a rede Orkut, da gigante norte-americana Google, também vem sofrendo forte concorrência do Facebook, pois nos EUA ela ultrapassou a também gigante Yahoo. Acompanhe a reportagem abaixo sobre esse movimento.

Facebook ultrapassa Yahoo e é segundo site mais visitado nos EUA

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Momento Musical - Coldplay

Neste momento musical, apresentamos o ótimo conjunto de pop/rock britânico Coldplay, que tocará no Brasil na semana que vêm. O som do grupo apresenta características melodiosas, principalmente no uso do piano. A musica apresentada aqui é Talk, do álbum X&Y. Bom proveito!

Talk - Coldplay

Texto 2 para a disciplina Fundamentos da Opinião Pública

Olá Alunas e Alunos,

Aqui está o 2º texto da disciplina Fundamentos da Opinião Pública do semestre 2010.1 para os alunos da UVA da Tijuca e Cabo Frio. Este texto será cobrado na P1. Assim como o anterior (o texto 1), ele é básico e introdutório. Qualquer dúvida, retiraremos durante as aulas. Façam o fichamento do texto para melhor compreensão. Boa leitura! 

Formação e desenvolvimento da Opinião Pública


Texto 1 para a disciplina Fundamentos da Opinião Pública

Olá Alunas e Alunos,

Aqui está o link para o 1º texto da disciplina Fundamentos da Opinião Pública do semestre 2010.1 para os alunos da UVA Tijuca e Cabo Frio. É uma leitura introdutória e básica para a compreensão do conceito de opinião pública. Este texto será cobrado para a prova de P1. Boa leitura e dúvidas retiraremos durante as aulas.

O que é Opinião Pública

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Classe C no Brasil supera as classes A e B

A classe socioeconômica C, medida através de mecanismos de pesquisa, superou as classes A e B reunidas. Isto representa uma "nova" categoria de consumidores que comportam-se de forma específica, fazendo que a indústria e o varejo, e na esteira o marketing, precisem montar estratégias de ação mercadológica para entender e atrair esses consumidores. 

No link abaixo, encontra-se reportagem completa sobre o assunto.

Classe C do Brasil já detém 46% da renda