quarta-feira, 30 de março de 2011

Jair Bolsonaro

O Deputado Jair Bolsonaro sempre marcou sua trajetória política por opiniões polêmicas, visto na defesa da Ditadura Militar, da pena de morte e a posição contra a homossexualidade, apenas para citar algumas. Normalmente, tenho opiniões bem distintas da dele, levando obviamente a minha convicção de não votar nele para cargos públicos.
O que mais me decepciona é o espaço que a opinião dele ocupa na sociedade brasileira; aliás um espaço grande, pois ele teve mais de 120.000 votos para deputado federal no Estado do Rio de Janeiro em 2010, e vem se elegendo sucessivamente; levando a concluir, de forma assistemática, que essas opiniões estão presente na sociedade, posto a cabo numa representação política.
Portanto, devemos discutir não a opinião isolada do deputado, mas a representatividade na opinião pública brasileira, pois é esta que julga as decisões tomadas pelos seus legisladores.

Pensemos a respeito.
Obrigado pela leitura.
Deixe seu comentário.

José Alencar

Independentemente das convicções políticas que vemos em discussão pelo Brasil, a figura de José Alencar representou um espaço de conciliação no conturbado cenário brasileiro. Podemos dizer que nele ficou configurado um terreno de negociação entre trabalhadores e empresários, feita através do cargo de vice-presidente que ocupou durante oito anos.
A política pode ser resumida, a grosso modo, como uma negociação do poder entre os participantes de uma coletividade social, ficando as partes negociantes representados por figuras de destaque. E Alencar contribuiu para essa negociação entre trabalhadores e empresários, buscando um equilíbrio das partes distintas. Claro, que como empresário e presidente de federação da classe, voltava suas forças para seus pares. Mas no cargo político, teve como mérito as tentativas de negociação, trabalhando para encontrar consensos. Isto foi é uma contribuição.

Descanse em paz!

domingo, 27 de março de 2011

Texto para Oficina de Técnica de Estudo e Pesquisa

Olá Alunas (os),

Aqui está o texto sobre técnicas de estudo ao qual havia prometido na última aula, e que demorei um pouco para colocar aqui no Blog. Nele tem o conteúdo que ministrei no nosso último encontro (23/03/11). Ao clicar no link abaixo você entrará no site 4Shared de onde o arquivo está anexado.

Boa leitura!

Técnicas para estudo e redação

sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto 1 para Economia Política

Olá Alunas(os),

Aqui está o texto 1 de Economia Política do semestre 2011.1 UVA Cabo Frio. Lembrando que este texto é uma cópia editada de um texto disponível na internet, onde eu procurei organizá-lo para encaixar-se ao nosso curso. Ao clicar no link abaixo, você entrará no site 4Shared, que é um "guardador de arquivos na internet", e conseguirá baixá-lo sem problemas. O texto está no formato .doc.

Boa leitura!

Texto para Economia Política